Setores de um Hospital: Quais são e Como Administrar com Excelência

Setores de um Hospital

Setores de um Hospital: Quais são e Como Administrar com Excelência

Para garantir o seu bom funcionamento, como também o bem-estar de seus pacientes existem diversos setores de um hospital.

Dentre eles podemos citar o departamento de urgência e emergência, vigilância em saúde, apoio ao diagnóstico e outros tantos.

Vale destacar ainda o setor administrativo, que é responsável por dar todo o suporte necessário para a realização dos procedimentos de saúde, bem como para o bom desenvolvimento da instituição.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as peculiaridades dos setores de um hospital.

Quais os principais setores de um hospital?

A divisão de setores de um hospital vai depender do seu porte, ou seja, quanto maior o porte desse tipo de estabelecimento de saúde, maior será a quantidade de departamentos.

Por exemplo, um hospital que também seja maternidade e atende procedimentos de urgência e emergência.

Deve ser constituído não apenas dos setores básicos, mas também dos seguintes serviços:

  • Pronto-socorro;
  • Enfermaria;
  • Sala de parto;
  • Berçário;
  • Apartamento para o pós-parto.

Entretanto, os de menor porte, podem resumir os setores de um hospital de maneira mais estratégica, como: departamento administrativo e finanças, como também o de cuidados com a saúde.

De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), os setores de um hospital mais comuns são:

1 Apoio Terapêutico

Composto por cirurgiões, nutricionistas e fisioterapeutas, o setor de apoio terapêutico tem como finalidade oferecer o suporte necessário ao paciente para sua recuperação, com base no conhecimento desses profissionais.

2 Administração

Com certeza o departamento administrativo é um dos setores de um hospital mais indispensáveis para o seu bom desempenho.

Afinal, são os colaboradores deste setor que são responsáveis pelo gerenciamento e contratação de serviços, assim como negociações com os fornecedores, compra de insumos, processos licitatórios, entre outros.

3 Apoio diagnóstico

O setor de apoio diagnóstico se responsabiliza pela coordenação das ações fundamentais para que as doenças possam ser investigadas e identificadas, para isso conta com o auxílio de diferentes unidades assistenciais.

4 Regulação e avaliação em saúde

As atividades desenvolvidas pelo setor de regulação e avaliação em saúde são essenciais para o funcionamento do hospital, dentre essas ações destacam-se:

  • Organização de documentos;
  • Fluxos assistenciais;
  • Protocolos;
  • Coleta, armazenamento e repasse de dados.

5 Vigilância em saúde

Fazem parte das atribuições da equipe responsável pelo departamento de vigilância em saúde:

  • Fazer o planejamento, implementar e acompanhar as ações de vigilância ambiental e epidemiológica;
  • Realizar o controle de infecção hospitalar, bem como analisar os óbitos e revisar os prontuários de todos os pacientes do hospital.

6 Financeiro

Dentre os setores de um hospital, com certeza o departamento financeiro merece destaque, uma vez que é o responsável por planejar e acompanhar a execução orçamentária da instituição.

Em outras palavras, para que a saúde financeira do estabelecimento de saúde esteja sempre em dia, a equipe financeira deve estar bem alinhada com os objetivos do gestor.

Setores de um hospital: qual a melhor forma de melhorar a sua gestão?

Para que os setores de um hospital sejam bem administrados, é fundamental associar a eficiência dos colaboradores à missão social defendida pela organização.

Assim sendo, é necessário manter um equilíbrio entre a atenção oferecida a cada setor, como contar com a colaboração de profissionais capacitados.

Algumas dicas podem te ajudar na gestão dos setores de um hospital, aumentando significativamente as chances da sua instituição tornar-se referência na área em que atuam.

Descentralizar a gestão: alguns gestores cometem o erro de acumular inúmeras funções, o que acaba gerando um grande estresse ao longo do tempo.

Essa atitude ainda impacta na falta de estímulo e de autonomia não apenas para os colaboradores, como também para os demais líderes da organização, reduzindo assim o desempenho e produtividade das equipes.

Assim, a decisão mais inteligente que o gestor pode ter é fazer uma distribuição das responsabilidades, de tal forma que incentive o desempenho individual dos funcionários, bem como o trabalho em equipe.

Investir em tecnologia: o mercado dispõe de inúmeras ferramentas tecnológicas que auxiliam no gerenciamento e suporte nos diversos setores de um hospital.

Por meio de uma série de módulos de gestão, como o controle de estoque e logística, os softwares médicos oferecem uma visão global da gestão hospitalar.

Já a telemedicina, promove a qualificação do atendimento e do diagnóstico dos pacientes por meio de serviços como:

  • Emissão de laudos pelas plataformas digitais, permitindo que o paciente tenha acesso ao seu diagnóstico de qualquer lugar;
  • Acesso a uma segunda opinião médica;
  • Treinamento online;
  • Prontuário digital.

Conclusão

Certamente, a administração dos setores de um hospital não é uma tarefa tão fácil, mas que pode ser facilitada com a descentralização das atividades, bem como contar com o apoio de uma equipe qualificada.

Além disso, é extremamente importante oferecer boas condições de trabalho aos colaboradores, oferecer ferramentas de gestão que otimizem seu trabalho.

Como também investir em cursos e treinamentos para que seus funcionários estejam bem sintonizados com os propósitos da instituição.

Venha conhecer as soluções completas e especializadas na Gestão Hospitalar da Sysart

O SIGH – Sistema Integrado de Gestão Hospitalar é um ERP para gestão de hospitais públicos e privados completo e totalmente integrado entre os mais de 50 sistemas. Nossa ferramenta é moldada para a sua realidade e necessidade e somos a empresa de desenvolvimento de software hospitalar com o melhor custo benefício para a sua empresa.

Clique aqui e conheça todas nossas soluções.

Ligue para nós.