Como organizar uma clínica oftalmológica

Se você é médico oftalmologista e deseja abrir o seu negócio, saiba como organizar uma clínica oftalmológica e tenha sucesso no seu novo empreendimento.

É bastante comum que médicos ou profissionais da área da saúde de forma geral, optem por abrir a sua própria clínica.

Sendo assim, junto com o desejo de ter a sua clínica surgem também os questionamentos sobre as questões administrativas de um negócio pelo qual eles não estudaram.

Organizar uma clínica não é uma tarefa fácil, porém não é impossível que um médico administre de modo eficiente as suas clínicas ou consultórios.

Sendo assim, elaboramos neste post algumas dicas para que o profissional da saúde médico aprenda a forma correta de organizar uma clínica oftalmológica. Acompanhe.

Organizar uma clínica oftalmológica: como fazer da maneira correta?

Como foi dito anteriormente, organizar uma clínica pode ser um grande desafio para os médicos que desejam se aventurar neste negócio.

Pois na maioria dos casos, esses profissionais não possuem conhecimento na área de gestão ou até mesmo administração.

Porém, essas questões não podem ser encaradas como empecilho para investirno sonho de abrir e ter sucesso com a sua clínica ou consultório especializado.

Por isso, trouxemos algumas dicas que tem o objetivo de ajudar o profissional da saúde a organizar uma clínica oftalmológica e ter sucesso no negócio.

A organização de uma clínica deve seguir alguns passos fundamentais que envolvem:

  • Investimento em agenda eletrônica;
  • Ter um software de gestão;
  • Capacitação de funcionários;
  • Controle financeiro.

Veja cada um desses pontos que foram destacados, com mais detalhes a seguir. Continue a leitura.

Investimento em agenda eletrônica

A primeira dica para organizar uma clínica oftalmológica é investir em uma agenda eletrônica, pois ela possui ferramentas que a diferenciam da agenda manual de papel.

A versão eletrônica da agenda traz mais agilidade e organização para os atendimentos na clínica, trazendo mais eficiência e profissionalismo.

Além disso, optando por investir em uma agenda eletrônica, o médico não corre o risco de perder dados de algum paciente por alguma eventualidade.

A agenda eletrônica possui um sistema flexível que possibilita que as alterações de horário e dia da consulta sejam modificadas com muito mais eficiência.

Essa ferramenta ainda permite que os atendimentos do dia possam ser visualizados por meio de qualquer dispositivo com acesso a internet.

Ter um software de gestão

Contar com um bom software de gestão é indispensável para organizar uma clínica oftalmológica, pois por meio dele é possível executar diversas tarefas.

Entre elas, podemos citar um controle de estoque eficiente, além de auxiliar no controle de contas a pagar e receber, entre outros benefícios para a organização da clínica.

Capacitação de funcionários

Uma dica indispensável para que a clínica tenha uma boa organização é investir em uma equipe de funcionários treinados e capacitados.

Sendo assim, todos os funcionários da clínica como secretária, técnico em enfermagem, por exemplo, precisam receber treinamento adequado para atender aos pacientes da maneira correta.

Uma equipe treinada é essencial para organizar a sua clínica oftalmológica, pois eles estarão mais capacitados para solucionar as possíveis eventualidades do dia a dia.

Além disso, uma equipe de atendimento treinada fará com que os pacientes se sintam à vontade, e o nível de satisfação do cliente aumentará.

Controle financeiro

Assim como em qualquer outro negócio, o controle financeiro é indispensável para organizar uma clínica oftalmológica. Dessa maneira é possível evitar surpresas no final do mês.

Para garantir a saúde financeira da sua clínica será preciso ter um controle de contas a pagar e receber.

Além disso, para que o controle financeiro seja eficiente ele precisa contar com um sistema de fluxo de caixa, por exemplo.

Conclusão

Vimos anteriormente que para organizar uma clínica oftalmológica é necessário seguir alguns passos que envolvem investimento em agenda eletrônica, ter um bom software de gestão.

Além disso, é necessário capacitar os funcionários para que eles estejam aptos a atenderem os pacientes da maneira correta e por último, ter um bom controle financeiro.

Venha conhecer as soluções completas e especializadas na Gestão Hospitalar da Sysart

O SIGH – Sistema Integrado de Gestão Hospitalar é um ERP para gestão de hospitais públicos e privados completo e totalmente integrado entre os mais de 50 sistemas. Nossa ferramenta é moldada para a sua realidade e necessidade e somos a empresa de desenvolvimento de software hospitalar com o melhor custo benefício para a sua empresa.

Clique aqui e conheça todas nossas soluções.

Ligue para nós.