Como reduzir o tempo de espera do paciente com um software de clínica médica? 

Diante das inúmeras tarefas desempenhadas diariamente, as pessoas estão sempre em busca de eficiência e rapidez, por isso reduzir o tempo de espera do paciente deve ser uma das preocupações das clínicas médicas.

Além de um bom currículo dos profissionais, uma boa estrutura do estabelecimento e a qualidade no atendimento são essenciais para o sucesso dos seus negócios.

Para ajudar nessa tarefa, existem atualmente diversas plataformas que gerenciam as filas do consultório.

Por exemplo, visto que uma grande parcela de pacientes atribui a qualidade do serviço ao tempo de espera na recepção.

Confira!

Reduzir o tempo de espera do paciente: de que maneira sua clínica médica pode ser beneficiada pelo sistema?

A escolha de um bom sistema de gestão de clínicas médicas é fundamental para a otimização de todo o processo de atendimento aos pacientes.

Ou seja, a atenção ao paciente começa desde o seu cadastro para o agendamento da consulta, passando pelo controle do prontuário até mesmo nas atividades para fidelização.

Assim como feedbacks para avaliar seu grau de satisfação.

Portanto, na hora de escolher o software para simplificar a organização da sua clínica, fique atento às principais funcionalidades que deve apresentar.

Veja abaixo quais são elas:

1. Marcação de consultas

Uma das funções mais importantes que essas ferramentas podem oferecer para as clínicas médicas, diz respeito à marcação de consultas.

De maneira muito prática, é possível gerenciar os horários disponíveis de todos os profissionais que atendem na instituição, evitando:

  • Horários vagos;
  • Muitas consultas marcadas ao mesmo tempo;
  • Atrasos no atendimento.

2.Prontuário do paciente

Ter acesso ao histórico completo do estado de saúde do paciente é uma grande vantagem desse tipo de ferramenta.

Pois, oferece aos profissionais da saúde uma visão mais detalhada da saúde do seu paciente, por meio da análise dos resultados de exames feitos anteriormente.

Além de outras informações sobre medicamentos que faz uso, exames de imagem, facilitando o seu diagnóstico.

3. Confirmação de consultas por aplicativos de conversa

Certamente, ao diminuir o índice do não comparecimento às consultas, é possível também reduzir o tempo de espera do paciente na recepção.

Isso porque, a recepcionista não terá que ficar esperando o paciente, além do horário agendado, atrasando assim as pessoas que ainda estão na fila.

Além de evitar esse tipo de contratempo, ao enviar links por e-mail, ou mensagens via SMS ou WhatsApp.

Essa é uma forma de lembrar os pacientes do seu compromisso, evita-se os altos custos gerados pelo seu não comparecimento à consulta.

4. Estipular métricas e acompanhar os resultados

A análise de métricas é uma excelente alternativa para reduzir o tempo de espera do paciente, que você pode conseguir respondendo às seguintes perguntas:

  • O problema do paciente foi solucionado no primeiro contato via telefone?
  • Qual o tempo de espera do paciente até que seja atendido?
  • Qual o tempo mínimo para o atendimento dos pacientes?
  • Qual a duração média de uma consulta?

Respondidas essas perguntas, é possível avaliar quais os gargalos e estimular a melhora da recepção de sua clínica médica.

O acompanhamento dessas métricas é essencial para que o gestor verifique se todos os processos estão sendo cumpridos corretamente.

Caso contrário, ele deve propor ações para as áreas que precisam ser melhoradas.

5. Investir em treinamentos para a sua equipe

Provavelmente você já tenha ouvido falar que a recepção é o cartão de visitas de uma empresa, com as clínicas médicas não seria diferente.

Portanto, se você deseja causar uma boa impressão nos seus pacientes, é imprescindível capacitar sua equipe.

Um detalhe que faz toda diferença é contratar pessoas que além de possuírem os requisitos técnicos para o preenchimento da vaga, gostem de atuar com o atendimento ao público, isso vai facilitar bastante.

Sendo assim, incentive-os a realizarem cursos gratuitos que melhorem o atendimento e por conseguinte a satisfação dos pacientes, bem como treinamento sobre a plataforma de gestão utilizada em sua clínica.

6. Entrega de exames online

Os cuidados com a saúde muitas vezes são deixados de lado pelas pessoas, por exigirem muito tempo fora das suas rotinas habituais.

Entretanto, com a modernização do atendimento por meio de softwares de gestão, as clínicas médicas têm diminuído não apenas o tempo de espera nas filas para consultas.

Como também na entrega de resultados de exames, que pode ser feita de forma online, ou seja, o paciente não precisa se deslocar até o local para a retirada dos laudos médicos.

Para isso, basta acessar o site da clínica, digitar o nome ou número de protocolo do pedido de exames e imprimir o resultado. Muito mais fácil, não é mesmo?

Conclusão

Como você pôde ver no decorrer desse artigo, são muitas as vantagens de adquirir uma plataforma de gestão para sua clínica, uma delas é reduzir o tempo de espera do paciente.

Se o seu objetivo enquanto gestor é melhorar o desempenho da sua clínica médica, não perca mais tempo, encontre hoje mesmo um software que melhor atenda às suas necessidades.

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