Como fazer controle de estoque em uma clínica oftalmológica?

O controle de estoque em uma clínica oftalmológica é uma tarefa essencial para que a saúde do negócio esteja sempre em dia.

Para que o controle de estoque funcione da maneira correta é fundamental saber identificar todos os produtos, sejam os que entram ou saem do estoque.

Sendo assim, para alcançar um controle eficiente em sua clínica é importante saber por onde começar para que não sejam cometidos erros.

Fazer o gerenciamento de qualidade impacta significativamente na área financeira da sua clínica, por isso é importante que seja feito da forma correta.

Elaboramos este post para que você aprenda como fazer um controle de estoque em uma clínica oftalmológica da maneira correta e assim evite problemas para a sua empresa.

Para isso, pensamos em algumas dicas que irão auxiliar no gerenciamento correto do estoque da sua clínica oftalmológica. Acompanhe.

Controle de estoque em uma clínica oftalmológica: o que é?

O controle de estoque em uma clínica oftalmológica, nada mais é que o processo que visa garantir que os materiais, insumos e determinadas mercadorias estejam organizados e disponíveis.

Esse controle é a garantia de que a clínica conseguirá atender as demandas dos pacientes da maneira mais eficaz possível.

Para que o controle de estoque seja feito de maneira bem sucedida em sua clínica oftalmológica é necessário que o gestor esteja atento a algumas situações.

Por exemplo, é necessário estar ciente de todos os dados relacionados a compras, novos pedidos, armazenamentos, entre outros.

Quando o gerenciamento é feito da forma correta a empresa só tem a ganhar. Pois, dessa maneira é possível atender aos pacientes de maneira mais organizada.

E não correr o risco de não possuir um item indispensável para o atendimento de determinado paciente.

A seguir veja algumas dicas que separamos para que você seja assertivo no controle de estoque da sua clínica.

Realizar inventários periodicamente

Para que o controle de estoque em uma clínica oftalmológica seja realizado corretamente é necessário periodicidade nos inventários.

Normalmente os inventários são feitos somente ao final de cada ano, porém para que seja alcançado um nível de eficiência maior é preciso estabelecer uma frequência.

Pois será possível compreender com mais exatidão sobre o fluxo e o perfil do seu estoque. Como, por exemplo, conhecer os itens com mais saída.

Os inventários podem ser realizados mensalmente, assim o índice de furos de estoque será menor.

Faça uma classificação dos itens para facilitar o controle. Essa organização pode ser feita por meio de ferramentas de gestão como, por exemplo, planilhas.

Armazenamento adequado

Por se tratar de uma clínica oftalmológica, os insumos hospitalares estarão presentes e por isso, é preciso preservar as suas características químicas e biológicas.

Sendo assim, para fazer o armazenamento corretamente é preciso separar os medicamentos por classes em todo reabastecimento.

Lembrando que de maneira alguma os medicamentos devem ser armazenados juntamente com itens comuns.

No momento de organizar os materiais sempre dê preferência para o uso daqueles que estão próximos de expirar a validade.

Além disso, é de extrema importância observar as especificações dos fabricantes para que sejam seguidas as formas de armazenagem indicadas.

Organizar o processo de compras

Outra dica indispensável para um controle de estoque em uma clínica oftalmológica é ter um sistema de compras bem organizado.

Assim, o gestor do estoque conseguirá realizar um planejamento eficiente na compra de insumos. Pois será possível identificar os produtos que estão em falta.

E assim, dar prioridade de compra aqueles produtos que estão em menor quantidade no estoque.

Essa é uma maneira de programar corretamente a compra dos produtos. Além disso, evita que sejam comprados itens desnecessários e que haja o desperdício de material.

Tenha o histórico dos fornecedores

Para facilitar o gerenciamento do estoque, é muito importante que seja feito um cadastro em que estejam listados os seus principais fornecedores.

Dessa maneira, fica mais fácil saber quais são os benefícios que cada um oferece à sua clínica, quais os prazos que oferecem, por exemplo.

Assim, o gestor de estoque poderá fazer a compra dos itens observando os melhores preços e qualidade oferecida.

Invista em um Software de gestão para o controle de estoque

Os softwares de gestão são excelentes ferramentas que auxiliam as clínicas no controle de estoque. Por meio delas, o gestor de estoque tem uma visão ampla dos itens.

Além disso, com a utilização do software adequado é mais fácil criar planilhas e relatórios de consumo. Dessa maneira, facilitando o equilíbrio de contas e diminuindo os desperdícios.

Vale dizer que o investimento em programa de gerenciamento não deve ser de exclusividade para clínicas de grande porte.

Tal ferramenta também pode e deve ser aplicada em instituições de médio e pequeno porte para que o controle de estoque seja eficiente.

Conclusão

O controle de estoque em uma clínica oftalmológica é indispensável para o bom funcionamento do negócio.

Sendo assim, para que seja feito da maneira correta é preciso seguir alguns passos como, realizar periodicamente o inventário, armazenar os produtos de forma adequada.

Além disso, é necessário organizar o processo de compras, possuir o cadastro referente aos fornecedores e investir em um software de gestão de estoque.

Venha conhecer as soluções completas e especializadas na Gestão Hospitalar da Sysart

O SIGH – Sistema Integrado de Gestão Hospitalar é um ERP para gestão de hospitais públicos e privados completo e totalmente integrado entre os mais de 50 sistemas. Nossa ferramenta é moldada para a sua realidade e necessidade e somos a empresa de desenvolvimento de software hospitalar com o melhor custo benefício para a sua empresa.

Clique aqui e conheça todas nossas soluções.

Ligue para nós.