Administração Clínica Médica: 5 Dicas Para Uma Gestão de Sucesso!

administracao clinica medica

Administração Clínica Médica: 5 Dicas Para Uma Gestão de Sucesso!

Certamente, a prestação de serviços de qualidade são essenciais para qualquer empreendimento da área da saúde, porém, uma Administração Clínica Médica eficiente é extremamente necessária.

No entanto, como a rotina sobrecarregada que os médicos têm, já que muitas vezes trabalham em mais de um lugar, em um hospital e no consultório particular, por exemplo.

Fica praticamente inviável se dedicar às questões burocráticas da Administração Clínica Médica, sendo aconselhável nesse caso contar com o apoio de uma equipe profissional.

Confira!

O que é a Administração Clínica Médica e qual a importância dessa ferramenta para o seu negócio?

Basicamente, a Administração Clínica Médica consiste numa série de atividades realizadas em prol do perfeito desempenho do estabelecimento de saúde.

Como já foi dito, nenhum médico é obrigado a dominar as técnicas de gestão para a sua clínica, por isso o melhor a se fazer é contratar um profissional que tenha competência para isso.

Dessa forma o empreendedor assegura que sua clínica esteja com suas rotinas sempre bem organizadas, além de conseguir definir metas e objetivos mais consistentes.

Ao delegar a atividade de Administração Clínica Médica à uma equipe qualificada, o gestor terá mais tempo disponível para se dedicar às atividades de maior relevância.

Como também dedicar um tempo para desenvolver, juntamente com os profissionais contratados, um planejamento estratégico, que dentre outras coisas vai avaliar:

  • Riscos;
  • Resultados;
  • Melhorias nos serviços prestados.

Afinal, são essas atividades que aumentam o nível de satisfação dos clientes em relação ao seu empreendimento, aumentando significativamente as chances de tornarem-se fiéis ao seu negócio.

Com base nisso, listamos neste post 5 dicas de Administração Clínica Médica para que você tenha uma gestão de sucesso. Acompanhe conosco!

1 Obedecer às normas da legislação

Devido ao alto grau de risco sanitários, os estabelecimentos de saúde exigem uma Administração Clínica Médica diferenciada.

Que esteja sempre atenta aos possíveis prejuízos ao meio ambiente, assim como danos à integridade física e saúde das pessoas.

Obedecendo às regras impostas pelas legislações sanitárias e trabalhistas da área da saúde, o responsável pela clínica médica reduz de maneira expressiva as chances de contaminação por agentes biológicos, químicos e físicos, entre outros.

Assim sendo, para que sua clínica médica obedeça fielmente a legislação, é preciso ficar atento aos seguintes passos:

  • Solicitar alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal;
  • Licença sanitária da Anvisa;
  • Certificado do Corpo de Bombeiros;
  • Cadastro no departamento de limpeza urbana.

Para saber mais acerca das regras impostas aos empreendimentos da área da saúde, você pode acessar o seguinte link.

2 Definir e monitorar métricas de resultados

Se por um lado o número de pacientes está satisfatório, por outro, a clínica pode apresentar prejuízos devido à má gestão dos recursos materiais.

Para evitar que esse saldo fique negativo, a Administração Clínica Médica precisa entrar em ação para definir as melhores técnicas para analisar o sucesso do seu negócio.

Para isso, as métricas são utilizadas para servir de referência, de tal forma que a performance do estabelecimento seja comparada.

Um bom exemplo disso é o ROI (Retorno sobre Investimento) que é utilizado para medir se o valor empregado na clínica, bem como nas estratégias para conquistas pacientes, é maior ou menor que o retorno gerado pelas melhorias.

Quando é realizada essa análise dos resultados, o gestor tem melhores condições de tomar decisões mais assertivas para o desenvolvimento do seu empreendimento.

3 Gerenciar as finanças da clínica

Mais do que cobrir custos, a clínica precisa gerar lucros, só assim terá uma boa saúde financeira.

Nesse caso, a melhor aposta é contratar os serviços de uma equipe qualificada em Administração Clínica Médica, que conheça todas as peculiaridades do setor, além de fazer uso de boas ferramentas de gestão.

Provavelmente você já tenha ouvido falar em fluxo de caixa, que é uma das mais importantes ferramentas de gestão, mas já a colocou em prática?

É por meio dela que você tem acesso a todas as transações financeiras realizadas em sua clínica, ou seja, todas as entradas e saídas do seu negócio.

Dessa forma, você terá condições de definir ao final de cada mês se o saldo for negativo e o que fazer para melhorar, no entanto, se for positivo é sinal que a empresa está sendo lucrativa.

4 Controle de estoque e insumos

Para fazer um bom controle da quantidade de itens que possui em seu estoque, bem como a frequência com que são utilizados, a melhor alternativa é fazer uso de software de gestão.

Com isso é possível reduzir os riscos de ficar com equipamentos em desuso ou ainda que sejam frequentemente substituídos.

A falta de um controle efetivo na compra de produtos e no uso de insumos contribui para um grande desperdício e consequentemente um enorme rombo no orçamento.

5 Atentar-se à qualidade do atendimento da sua equipe

Certamente, todo paciente quando procura um estabelecimento de saúde, enfrenta algum problema, seja próprio, ou de algum familiar.

Por esse motivo, merece ser tratado com o máximo de respeito, de forma ética e ágil por toda a equipe de colaboradores, assim, as chances que volte a procurar atendimento na sua clínica serão muito maiores.

Caso contrário, ao se deparar com atrasos, erros no agendamento das consultas e falta de empatia, tanto os novos quanto os clientes antigos tendem a se afastar.

Se não é isso que você deseja para o seu negócio, siga um dos princípios da Administração Clínica Médica e comece a prestar atenção nos feedbacks dos seus pacientes.

Vale ressaltar ainda a importância de oferecer aos seus funcionários cursos de qualificação e treinamentos, para que estejam preparados para oferecer o melhor atendimento ao seu público.

Conclusão

Pode parecer fácil realizar uma Administração Clínica Médica, de fato é, mas para quem tem tempo e qualificação para isso.

Geralmente, os médicos já possuem uma carga pesada de trabalho, além de precisarem investir muito tempo em cursos e especializações.

De tal forma que a parte burocrática e administrativa acaba ficando sempre em segundo plano, e assim os negócios começam a apresentar sinais de fracasso.

Sendo assim, a melhor alternativa é contar com o auxílio de um profissional especializado em Administração Clínica Médica.

Venha conhecer as soluções completas e especializadas na Gestão Hospitalar da Sysart

O SIGH – Sistema Integrado de Gestão Hospitalar é um ERP para gestão de hospitais públicos e privados completo e totalmente integrado entre os mais de 50 sistemas. Nossa ferramenta é moldada para a sua realidade e necessidade e somos a empresa de desenvolvimento de software hospitalar com o melhor custo benefício para a sua empresa.

Clique aqui e conheça todas nossas soluções.

Ligue para nós.