O processo de gestão de uma empresa pode enfrentar diversos desafios e com os hospitais não é diferente. Os gestores precisam ter atenção para garantir um atendimento eficiente, ágil, de qualidade e com um bom custo-benefício. É preciso, então, que os profissionais responsáveis por essa área da empresa estejam preparados e desenvolvam as habilidades necessárias para enfrentar as adversidades.
Vamos listar aqui dez desafios que os hospitais enfrentam no seu processo de gestão e qual a melhor forma de lidar com eles, garantindo a integridade da empresa e satisfação dos clientes.
1 – Comunicação interna
A comunicação é a principal ferramenta de troca de informações entre as equipes. Se ela apresenta uma falha, todo o funcionamento da rede pode ser comprometido. Por isso, é importante uma ferramenta que possibilite a sintonia entre os colaboradores para obter um processo de gestão de sucesso. Sistemas on-line com operações como solicitação de horas extras ou folhas de ponto são um exemplo de sucesso.
2 – Atendimento humanizado
Para que o cliente se sinta satisfeito e dê preferência ao seu serviço, é importante que ele tenha um bom atendimento. No caso dos hospitais, esse atendimento não se resume ao médico: a experiência precisa ser boa com todos os profissionais.
3 – Organização
Essa palavra-chave é imprescindível para um processo de gestão de qualidade. O controle das atividades é necessário para garantir a produtividade e o fluxo do negócio.
4 – Burocracia
A qualidade do atendimento pode ser afetada negativamente se o hospital tiver muita burocracia. Por isso, é importante que a gestão faça uso de registros eletrônicos que possam facilitar o processo para os pacientes e superar esse desafio.
5 – Planejamento
Muitos hospitais enfrentam o problema da falta de planejamento, principalmente quando precisam adotar mudanças no sistema de gestão. Mas planejar ações e estratégias é essencial para garantir qualidade e sucesso nas transformações, levando em conta objetivos, recursos financeiros disponíveis e mercado.
6 – Padronização
De forma a contribuir com a organização hospitalar, é importante estabelecer um padrão a ser seguido por todos os profissionais. Essa atitude ajuda a manter o controle da gestão e dos processos.
7 – Expansão
Assim como todo negócio, expandir é uma meta dos hospitais. Para isso, porém é necessário considerar questões financeiras e de quadro de funcionários e atividades a serem atribuídas a eles. Esse desafio pode comprometer o futuro da instituição.
8 – Acúmulo de tarefas
Esse problema pode ser desencadeado pela falta de comunicação interna e organização e precisa ser corrigido. Por isso, as obrigações devem ser bem gerenciadas para evitar a sobrecarga de funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos.
9 – Integração dos setores
Para que a comunicação interna funcione, a integração dos setores é importante. Esse processo depende da gestão hospitalar e pode comprometer o desempenho da instituição. A troca de informação deve ser feita entre equipes das diferentes áreas.
10 – Sistema de TI
Atualmente, os sistemas de tecnologia funcionam para que um hospital funcione melhor. Esse é um desafio, muitas vezes, porque a gestão tem dificuldade de integrar esse suporte e a troca de informações nele.
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