Meios de facilitar a gestão de estoque hospitalar com softwares organizacionais

A gestão do hospital deve sempre ser orientada para a saúde e o bem-estar do paciente. Afinal, trata-se do objetivo final de qualquer empresa ou instituição de saúde. Nesse sentido, a organização do estoque hospitalar precisa de atenção especial, por conter os recursos necessários para que se atinja o objetivo. Para a nossa sorte, existem diversos meios de facilitar a gestão de estoque hospitalar com softwares organizacionais.

Os softwares organizacionais, aos poucos, chegam nos mais variados setores, mas o de saúde já experimenta há tempos os benefícios das tecnologias mais recentes. Os produtos estão cada vez mais adaptáveis, com funções e ferramentas que facilitam a gestão de cada departamento com alta eficiência. O resultado é mais produtividade e excelência na entrega.

Então, vamos conhecer os meios que o software organizacional oferece para facilitar a gestão de estoque hospitalar.

Organização intuitiva e lógica

Não há dúvidas de que, embora o estoque possa ter uma organização bastante lógica, nem sempre é fácil entender disposição dos setores. E, infelizmente, mesmo um sistema de organização simples, não dá conta de integrar todos os itens. Isso, sem mencionar que a equipe não é obrigada a “adivinhar” onde se encontra determinado medicamento, por exemplo, mesmo que esteja trabalhando contra o relógio.

Em um software, por outro lado, você também possui uma organização muito lógica, mas com a facilidade de ter organização hierárquica clara, com pastas evidentes e de fácil acesso. O sistema intuitivo facilita o entendimento rápido dos “caminhos” percorridos digitalmente pelo usuário.

Outra vantagem é o “espaço”: não importa se você está em um computador ou no smartphone, rapidamente você compreende como a organização foi feita.

Busca precisa de informações

Foi-se o tempo em que precisávamos perder muito tempo em busca de informações em pilhas de documentos, prateleiras e arquivos. A internet forneceu ferramentas para que as buscas sejam instantâneas, e o Google é um exemplo disso.

A busca por informações de maneira ágil se tornou um dos elementos principais das novas tecnologias digitais. Portanto, no hospital, temos mais facilidade em buscar informações e itens rapidamente. Com uma pequena busca no sistema, você obtém tudo o que precisa, sem perder tempo algum.

O resultado é, claro, aumento da velocidade do trabalho e da produtividade de uma forma geral. Sem o recurso digital, o tempo gasto às vezes ultrapassa dezenas de minutos. Esse tempo será totalmente poupado. Então, o hospital pode entregar um serviço melhor, em menor espaço de tempo.

Equipe treinada rapidamente

A rotina de um hospital nem sempre permite que você consiga fazer um treinamento eficiente com as equipes para melhorar a organização do estoque. Contudo, graças às funções e ferramentas simples, você não irá precisar de treinamento fora da rotina do hospital, porque o software é extremamente intuitivo.

Com pouco tempo de uso, cada colaborador entende como seu trabalho se enquadra no software, tendo um excelente desempenho a partir do sistema. O painel visual foi criado de uma maneira bastante lógica para facilitar a utilização e a busca por informações.

Entendimento mais correto das necessidades

A gestão de um estoque, não só hospitalar como qualquer outro, sempre levou o desafio de controlar a quantidade de itens da maneira adequada. Como saber quais os medicamentos serão mais exigidos e quais não? Antigamente, ou se usava a pura intuição, ou se tinha um método com base em informações precedentes, que acaba gerando um tempo de análise.

O software facilita esse trabalho, por mais que você já tenha um método adequado. Você não precisa mais fazer pedidos “no escuro”, em um esquema de adivinhações, nem demorar horas para compreender as reais necessidades. As informações geradas pelo software irão indicar de maneira precisa quais itens você deve pedir e em que quantia.

Integração da equipe responsável

Todos os funcionários que precisam atuar diretamente ou indiretamente com o estoque hospitalar possuem responsabilidades. Às vezes, no entanto, não podemos avaliar a capacidade de cada um, além de que não é possível descobrir quem realizou o que, ou como foi a qualidade da entrega.

O software facilita o trabalho, porque integra toda a equipe através do sistema compartilhado. Cada um tem acesso às informações sobre o trabalho e o conhecimento gerado sobre a gestão do estoque. Com isso, você reduz muitos problemas e possíveis conflitos que poderiam surgir.

Em poucos segundos, você descobre os responsáveis por cada trabalho, o que for feito e por quem. Além de que os softwares organizacionais fornecem muitos caminhos para você melhorar ainda mais o trabalho dentro do estoque.

Evita perdas por vencimento

Outro grande desafio da gestão de um estoque hospitalar é ter uma rotatividade necessária para que você não tenha perdas com medicamentos vencidos. É preciso evitar essas situações utilizando antes os itens perto do vencimento. Para isso, toda a equipe precisa entender o método para identificar rapidamente os medicamentos que oferecem risco de perdas.

O software organizacional de gestão de estoque hospitalar é excelente, porque demonstra quais os suprimentos que precisam ser rapidamente utilizados, de modo que você os organize para a equipe chegar até eles antes. Sem perdas de estoque e sem complicações. Para ter o mesmo resultado sem um software, não há dúvidas de que você teria um trabalho mais difícil.

Evita que o suprimento acabe

O meio médico é um dos que não pode sofrer com falta de suprimento, ao contrário de outros setores. Se determinado item acaba, seja instrumento médico ou medicamento, o risco é alto. Trata-se de uma situação emergencial que precisa ser contornada.

O software organizacional faz com que você não precise passar por isso. Ele avisa quando o suprimento acaba, por meio de um alerta que permite tomar as medidas antes da situação emergencial.

Os alertas, além de extremamente úteis, podem ser direcionados para e-mail ou SMS, dando ainda mais flexibilidade para a gestão.

Na hora de buscar seu software organizacional para gestão hospitalar, preste atenção nas credenciais da empresa. Nós oferecemos um ERP totalmente integrado com mais de 50 sistemas, e atuamos no mercado há mais de 20 anos. Conheça nosso produto e tenha o melhor custo-benefício do mercado, para facilitar não só a gestão do estoque, mas de todo o hospital.

Ligue para nós.