Como gerenciar o atendimento pré e pós hospitalar de maneira eficiente

Se você está buscando formas de gerenciar o fluxo pré e pós-atendimento hospitalar de forma eficiente, hoje, trazemos várias alternativas válidas para a implementação de melhorias nesse processo.

A questão do fluxo de pacientes vem preocupando os administradores hospitalares de maneira cada vez mais expressiva, isso porque as pessoas, que já não são dotadas de grande paciência em situações comuns, sentem-se ainda mais ansiosas e irritadas num cenário de possível perda de saúde.

Cuidando de pessoas

Obrigatoriamente, a área da saúde tem uma função bastante clara: cuidar. Mas esse cuidado não deve ser expresso apenas quando o paciente está diante da equipe médica, mas sim ao longo de todo o processo de atendimento, que envolve as fases de pré-atendimento, atendimento e pós-atendimento.

Antes de o paciente chegar ao recinto hospitalar, já precisa se sentir cuidado e, ao deixá-lo, a tarefa da unidade de saúde não acaba ali, pois há acompanhamentos necessários a serem feitos.

Processos de agendamento de consultas e procedimentos

Administrador, você sabe como anda, de fato, o processo de agendamento de consultas e procedimentos em seu hospital? Para ter um bom panorama sobre o cenário, é interessante buscar respostas às seguintes questões:

– Os pacientes encontram facilmente as informações necessárias para agendamento de consultas?

– Quantas vezes os pacientes precisam telefonar antes de serem atendidos?

– Dispomos de outros canais de agendamento? Quais? Eles são eficientes e utilizados?

– Como funciona o processo de abertura de agenda médica e de cirurgia?

– Qual o sistema usado para lembrar o paciente sobre sua consulta ou procedimento?

– O sistema adotado tem trazido níveis menores de abstenção?

– O reagendamento de consultas ou procedimentos é ágil?

Após recolher todas essas informações, certamente será possível traçar estratégias que gerem mudanças reais no momento do pré-atendimento.

Também é necessário considerar, durante as consultas e procedimentos, qual é o tempo de espera, se o local de espera atende às demandas básicas de segurança, conforto e acessibilidade e se há organização suficientemente eficiente no que diz respeito à ordem de atendimento.

O pós-atendimento

Saiba que não fazer um acompanhamento pós-atendimento pode levar sua unidade a perder sugestões preciosas de melhoria.

Uma pesquisa de satisfação e de avaliação, levando em conta quais as expectativas que o paciente tinha e como foram atendidas e se foram, fornece dados para um redirecionamento ou intensificação de prática.

É claro que, se sua instituição ainda não adotou esse processo, você precisará pensar em alguns pontos como:

– De que a forma a pesquisa de satisfação será realizada? Por escrito? Oralmente?

– Em qual momento será a feita a pesquisa? Ao término dos procedimentos? Via e-mail?

– Como os dados serão utilizados para redirecionamento do trabalho?

– Como as informações serão arquivadas?

O gerenciamento do atendimento pré e pós-hospitalar é um trabalho meticuloso, que exige extrema atenção, por isso considerar a implantação de um sistema integrado de gestão hospitalar é uma excelente alternativa.

Com mais de 20 anos de atuação, nossa empresa conta com 50 tipos de sistemas que, com certeza, um atenderá à sua necessidade, e gerencia 11 grandes hospitais, com ótimos resultados, tudo isso com o melhor custo-benefício do segmento.

Estamos à disposição para fornecer todas as informações necessárias e, assim, tornarmos seu gerenciamento cada vez mais satisfatório.

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